Theatro da Paz: uma joia arquitetônica em Belém

Conhecer o belíssimo Theatro da Paz, em Belém, foi motivo de duplo prazer. Primeiro, pela história do edifício e pelo o que representa em se tratando de obra neoclássica, um de meus estilos arquitetônicos preferidos. Segundo porque tive a honra de ver minhas criações no palco desse teatro: assinei as joias para a ópera Il Matrimonio Segreto, que abriu o festival de Opera do Theatro da Paz, semana passada.
.
 
..
  .Foto: Bruno Cecim
.
.
O passeio guiado começou pelo imponente hall e seu lustre em bronze e cristal; espelhos franceses e piso em mosaico art nouveau representando a flora amazônica. Mas, antes de detalhar as belezas da ornamentação e mobiliário internos, é preciso falar um pouco da história.
.
 
.
.
.
Fundado em 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, O Theatro surgiu durante o grande crescimento econômico na região amazônica que, apesar desse progresso, ainda não possuía um teatro desse porte, capaz de receber espetáculos do gênero lírico.
.
 
.
A obra, de responsabilidade do engenheiro militar José Tibúrcio de Magalhães, foi inspirada no Teatro Scala de Milão (Itália) e dá acesso à Praça da República, uma das mais belas da capital paraense.
.
.
A ambientação – riquíssima em detalhes - é um capítulo à parte. Lustre de bronze no formato de vitória régia; escadaria em madeira com apliques em bronze; piso de pedras portuguesas;  maçanetas de porcelana pintada à mão; cadeiras de palhinha; afrescos nas paredes e no teto; pisos de madeiras nobres da Amazônia como Pau Brasil; gradis e outros elementos decorativos revestidos com folha de ouro… são tantas as maravilhas deste teatro, cenário perfeito para as centenas de óperas e balés que lá foram apresentados ao longo desses 140 anos.
..
.
.
.
.
A primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, o teatro tem acústica perfeita e capacidade para até 1.100 lugares. Carlos Gomes, que viveu e morreu em Belém,  encenou aqui sua mais famosa ópera, O Guarani, e a bailarina russaAna Pavlova se apresentou em 1918, no auge de sua carreira, entre outras figuras importantes.
.
.
.
.
.
.

Mais posts

Procure em nossa loja