Souk de Tânger: garimpo de cores e sabores

Uns dos programas obrigatórios no Marrocos é perambular pelos seus souks, os mercados labirínticos e ruidosos que reúnem desde alimentos até joias, tapetes, roupas, souvenirs em geral, até os típicos fornos coletivos, onde os moradores levam seus pães para assar.
.
.
.
.
Consegui passar uma tarde no souk de Tânger, em minha recente viagem ao Marrocos, e o garimpo foi bem produtivo. No antiquário Majid, 3 andares repletos de tesouros: uma coleção de joias berber fazia parte de seu pequeno museu particular e, para frustração dos visitantes, não estava à venda.
.
.
..
 
.
.
.
Na mesma loja, luminárias e lanternas de todas as formas e cores e um acervo de têxteis antigos como poucas vezes vi. Toalhas, xales, bordados e fragmentos de tecidos adamascados, brocados e sedas, além de um andar apenas com tapetes, novos e antigos. Os kaftans e djellabas - túnicas típicas usadas por homens e mulheres – são, em sua maioria, itens antigos ou vintages selecionados a dedo pelo próprio Abdel Majid Rais El Fenni.
.
.
.
 
.
..
.
Os pigentes marroquinos em forma de Hamsa – também conhecida como Mão de Fátima – sempre me atraíram pelos seus desenhos e texturas em padrões decorativos mouriscos. De prata vintage, alguns apresentam relevos em forma de salamandra, adaga, águia, cavalo marinho etc.  Aliás, a salamandra é um animal muito apreciado no Marrocos pois simboliza longevidade.
.
 
.
.
.
.
 
Chama atenção as lojas de linhas de seda, muito usada para o artesanato local, pelos milhares de carretéis empilhados de maneira sinuosa, um verdadeiro passeio pelo arco íris.  E os famosos produtos feitos à base de Argan que “jogam búzios” em toda esquina. Cremes, óleos e sabonetes “milagrosos” na arte de hidratar, segundo eles.
.
 
.
Confeitarias e pâtisseries com doces a base de semolina, nozes, gengibre e mel encantam pela arrumação, concorrendo em aroma com o mercado de frutas, verduras e legumes – as tâmaras e figos estavam em alta.  Enfim, passeio ideal para quem curte o exercício dos cinco sentidos.
.
.
.
.

Mais posts

Procure em nossa loja