O Matrimonio Secreto: ópera do século XVIII tem joias Isabella Blanco

Estreia dia 06/09, no Festival de Opera do Theatro da Paz, em Belém (PA), O Matrimonio Secreto, montagem do premiado diretor e cenógrafo Walter Neiva, com mais de 30 óperas no currículo desde os anos 1980, e com figurino de Fernando Leite (“Romeu e Julieta”, “La Boheme”, “La Traviata”). Criado em 2002 pelo Governo do Pará, o festival tem como objetivo apresentar montagens de óperas tradicionais. 
.
 
.
De autoria do compositor italiano Domenico Cimarosa, O Matrimonio Secreto se passa em Bologna, no século XVIII. Em 2 atos, Gerônimo, um rico e avarento comerciante, é pai de Elisetta e Carolina. Para melhorar o status social da família, Gerônimo concorda em pagar um grande dote ao Conde Robson, para que que se case com Elisetta, a mais velha. 
.
.
. 
Enquanto isso, Carolina e Paulino, jovem empregado de Gerônimo, se apaixonam e se casam secretamente. Mas o Conde se encanta com Carolina e cria-se o impasse. Na casa ainda vive Fidalma, a irmã de Gerônimo.
.
 
.
Joias e trajes em total sintonia
 
Em conjunto com o figurinista Fernando Leite, Isabella idealizou as joias de quatro solistas (Carolina, Elisetta, Fidalma e Conde Robson), inspirada na personalidade de cada um e em momentos da trama. 
.
 .
A designer teve a liberdade de criar usando elementos ora divertidos, como botões em formato de nozes, ora românticos, como um camafeu vintage. Mas sempre seguindo a orientação de manter a mesma palheta de cores dos trajes e de traduzir uma certa irreverência nas peças.
.
 .
.
A joia do Conde Robson, por exemplo, foi idealizada na sugestiva forma de um quebra-cabeças, já que, em determinado momento da ópera, suas decisões servirão para encaixar cada personagem em seu devido lugar.
.
 
Todas as joias foram confeccionadas artesanalmente em prata e bronze, e receberam banhos de ouro amarelo e ródio. Materiais como bakelite, fragmentos de chifre, botões antigos de resina e ametistas compõem as criações.
.
 
.
.
.
“Isabella foi minha primeira escolha por seu trabalho sério de pesquisa histórica e por seu background no universo da moda, artes e antiguidade. Ela não faz “cópias” e sim interpreta períodos e estilos, imprimindo personalidade em tudo o que cria”, explica Leite.
 .
 
.
Joias para a gigante NETFLIX
 
Este é o segundo trabalho de Isabella na criação de joias para produções de época. Em 2017, a designer assinou as peças para o filme O Matador, o primeiro longa nacional produzido pela NETFLIX e distribuído para 190 países.
.
 
.
A convite do diretor Marcelo Galvão (“Colegas”, “Bellini e o Demônio”), a designer – conhecida por suas criações a partir de peças antigas que garimpa em antiquários ao redor do mundo – assinou as joias deste faroeste brasileiro que se passa na Paraíba entre as décadas de 1910 e 1940. Ao todo, 45 peças assinadas por Isabella – em ouro e prata - foram cedidas para as filmagens. Desse universo, 15 foram confeccionadas especialmente para os principais personagens, seguindo orientações do próprio Galvão. 
 .
.
.
.
.
.
.
.
.

Mais posts

Procure em nossa loja