Ó Barroco reúne “antiques” e muito mais

Por que Tiradentes está sempre no meu roteiro? Porque é uma das cidades mais completas do chamado Caminho Real Mineiro, que percorre as cidades históricas e verdadeiras joias barrocas dos séculos XVIII e XIX.

Tiradentes proporciona experiências para quase todos os sentidos: da ótima gastronomia à lições de história e cultura religiosa, da arquitetura colonial brasileira a um artesanato bem elaborado... Sem falar do cenário original de antigamente - os pavimentos de pedra, janelas de madeiras coloridas, telhados cheios de musgo, uma viagem!

Para mim, que sou “rato” de antiquário, a cidade abriga alguns endereços bem interessantes. Um deles, o Ó Barroco, que conheci nesta última ida, se destacou. Não apenas pelo acervo de santos, mobiliário europeu e brasileiro do século XIX, porcelanas portuguesas e francesas, pratas brasileiras e curiosidades, como também pela recepção acolhedora da proprietária Roseli Santaella Stella.

Vivendo desde 2009 em Tiradentes, essa historiadora paulista colecionava arte sacra e, pelo domínio teórico, sempre trabalhou em projetos de restauração de igrejas paulistas, na área de pesquisa histórica. A restauração da igreja de São Miguel nos anos 2000, por exemplo, teve sua supervisão.

Do constante contato com santeiros em Minas Gerais –a quem Roseli recorria para reproduzir detalhes em seus projetos de restauro– iniciou-se uma parceria com os artesãos.  E a vontade de divulgar o talento e o trabalho desses artistas fez com que Roseli mudasse de vida: comprou e restaurou o imóvel onde está sua loja hoje, em Tiradentes, e abriu espaço, também, para a arte sacra contemporânea, além do antiquariato.

Todos os ambientes do casarão são recheados de móveis, talhas, tocheiros, imagens, oratórios, resplendores e coroas de prata brasileira e portuguesa, castiçais, palma e adornos de altar, anjos de madeira, terracota e porcelana, além de peanhas e entalhes com douração.

No meio desse paraíso para os amantes da arte sacra, descobri, por exemplo, raridades de outras épocas e estilos: um serviço Vista Alegre art déco com suas 300 peças – sim,  três centenas! -  em perfeito estado; belas torneiras antigas de bronze; pinhas Baccarat e caixas porta-jóias de prata e madeira.

Nas paredes, entre um anjo e outro, desenhos de Carybé, Di Cavalcanti, Djanira e muitos mais encantos. Diria que se trata de um lugar para se perder – ou se encontrar – por horas e horas.

Serviço

Ó Barroco

Rua do Chafariz, 54

Tiradentes – MG

www.obarroco.com.br

 

 

Mais posts

Procure em nossa loja