Nova Coleção Oriental traz joias com budas e gueixas

Quem acompanha meu trabalho sabe que, desde o lançamento de minha marca, há quase dez anos, o fascínio pelo Oriente marca forte presença. E, nos garimpos pelo mundo, com frequência meu olhar acaba se desviando para itens antigos com essa pegada. 

 

 

As possibilidades que encontro em feiras de antiguidades, leilões e antiquários são infinitas: netsukês (botões antigos), pequenas esculturas de jade, budas e gueixas de marfim, contas pintadas à mão, fragmentos esculpidos em madeira, objetos de âmbar, miniaturas de prata, botões de porcelana, máscaras de pasta de vidro, animais mitológicos de bakelite... tudo pode ser transformado em belas joias.

 

 

 

Nesta nova coleção,  a ser lançada semana que vem, o destaque é a choker de ouro branco 18k, diamantes, turmalinas cor de rosa e uma gueixa de marfim antigo policromado, peça dos anos 1920/1930, que garimpei em Kioto, no Japão. A escultura, ricamente entalhada com relevos, possui pintura original da época e uma fisionomia misteriosa, com sorriso quase de uma Monalisa.

 

No capítulo dos colares longos - montados na prata e no ouro 18k - o predomínio são das pedras em tons de vermelho, âmbar, ocre, marfim e verde. Destaque para a sautoir de granadas e guerreiro vintage de jade avermelhado; e para a joia com a figura de Sidarta em marfim antigo, peça os anos 1930, diamantes, opalas e cristal de rocha.

 

 

 

O colar de contas e máscara de jade, representando o demônio protetor tailandês, ganhou duas turmalinas nos dentes. Essa máscara era uma antiga fivela de cinto, que encontrei num antiquário de Bangkok. Também em jade verde, a gargantilha de ouro amarelo, diamantes e esmeraldas  carrega um bonito leque.

 

 

Dentre os anéis, vale destacar a deusa de pasta de vidro, um fragmento dos anos 1940, esmeraldas e apatitas; e o perfil de mandarim de porcelana policromada, anos 1950, que traz um citrino com movimento, simulando o pingente do chapéu. Ambos foram confccionados em ouro amarelo 18k.

 

 

Vejam mais algumas joias que carregam a historia, a arte e a cultura do Oriente:

 

 

 

 

Mais posts

Procure em nossa loja