La Botica de Lela: tesouro em San Telmo

Um dos pontos mais prazerosos de uma viagem é quando nosso acervo de memórias é ativado.  Pois ao entrar em La Botica de Lela, lembrei-me imediatamente de uma cena de filme: quando Ali Babá encontra a tão sonhada caverna do tesouro.

Lá estava eu, mais uma vez, explorando a loja de Alejandro, um velho conhecido que já me abasteceu com muita coisa boa e com quem estou sempre apreendendo. Também pudera, há 35 anos ele coleciona e comercializa costume jewelry, joias antigas e bijoux de época.

A “caverna” de Alejandro tem de tudo. Mesmo! Desde joias vitorianos e art nouveau, até colares de Murano e Jet francês, pulseiras de celuloide e bakelite, braceletes de cristal, broches de todas as décadas, camafeus e colares de pérola “fantasia”, muito populares  nos anos 1950/1960.

Um detalhe que, para mim, faz toda a diferença, é a maneira que as peças estão dispostas e organizadas. Alejandro utiliza displays inusitados como  vasos,  compoteiras e taças de cristal; xícaras, potiches e bonecas de porcelana; além de vitrines e cristaleiras antigas.

Pela quantidade de itens expostos, fica um pouco difícil de garimpar pois o olhar se perde em meio a tanta informação. Mas, quem tiver tempo e paciência, garanto que encontrará preciosidades.

Os preços? Bem, nada é barato aqui. Alejandro sabe valorizar seu acervo, fruto de tantos anos de pesquisa. Mas, tudo é conversável.

 La Botica de Lela fica no Mercado de San Telmo, local 116 (Defensa, 961 – Buenos Aires).

Mais posts

Procure em nossa loja