Insetos: joias invertebradas

Formas da natureza como insetos sempre inspiram designers de joias em suas criações. No final da era vitoriana, abelhas, vespas e borboletas reinaram absolutas em joias delicadas e coloridas, contrapondo os longos anos de luto e austeridade que a Rainha Victoria se impôs, após a morte de seu amado Albert.
.
.
 
No período Art nouveau, libélulas foram as protagonistas em criações com flores e pássaros. No Art déco, cigarras, aranhas e escaravelhos lideraram. Pulando para a década de 1960, observamos um “enxame” de  abelhinhas em ouro vermelho e pérolas enfeitando a gola dos casaquinhos e twin sets ultra femininos.
.
 
.
Marca como Tiffany & Co., por exemplo, nunca suprimiu os insetos de seu catálogo, assim como Cartier e seus famosos escaravelhos.
.
      Tiffany & Co.
.
   Cartier
.
Para quem curte borboleta, em nosso acervo encontram-se várias opções como o anel de ouro banco 18k, diamantes e safiras. Notem que as asas apresentam um intrincado trabalho de ouro recortado, reproduzindo as escamas de uma asa real.
.
 
.
Dentre as joias esmaltadas, destaco o anel para dois dedos com borboletas rosa e amarela, montadas no ouro amarelo 18k e diamantes. Eram pequenos broches de esmalte anos 1950, assim como as borboletas que enfeitam duas delicadas gargantilhas.
.
.
 
Cigarras e escaravelhos também são motivo de nossas criações, como os poderosos brincos art déco de ouro branco 18k, prasiolitas, diamantes e escaravelhos de pasta de vidro, itens resgatados dos anos 1940. Outro destaque de nosso acervo é um importante pingente de ouro amarelo, diamantes, rubis, esmeraldas e escaravelho de lápis lazuli.
.
.
Ao longo de 10 anos de marca, desenhei várias joias com insetos que vale a pena relembrar, como a gargantilha de filigrana de prata com banho de ouro amarelo 18k no formato de teia de aranha, onde coloquei duas pérolas acinzentadas simulando o corpo do aracnídeo.
.
.
 
.
A borboleta de chifre, olhinho de diamante negro e gotas de topázios também merece ser mencionada, assim como o maxi anel de prata, ouro amarelo 18k, citrino e ametista, criado a partir de antiga piteira austríaca do começo do século XX.
.
.
.
.
.

Mais posts

Procure em nossa loja